SAIBA MAIS SOBRE O ROLO DE PAPEL KRAFT E OUTROS TIPOS DE PAPÉIS
Os papéis fazem parte, senão de todas, com certeza de grande parte de nossas atividades diárias. E se engana quem pensa apenas em uma folha de sulfite. Os papéis estão presentes nas embalagens dos produtos que consumimos, nos consultórios médicos em receituários, em enfeites decorativos, nos materiais escolares, nos escritórios, nos livros, documentos, folhetos, jornais e em muitas outras áreas.
Existem, atualmente, diversas técnicas para se fabricar papel. Essas técnicas fazem com que seja possível a existência de uma grande variedade de tipos de papéis, o que permite que eles sejam utilizados para os mais variados fins e em áreas variadas.
Tipos de papéis
Os papéis possuem um tipo de classificação referente às finalidades que costumam possuir. A classificação é feita de acordo com seguintes fatores: escrita, impressão, cartão, sanitários, especiais e embalagens. Cada uma dessas classes compreendem tipos variados de papéis:
- Escrita e impressão: couché, offset, papel jornal;
- Embalagem: kraft;
- Cartão: cartolina, papelão;
- Sanitários: higiênico, guardanapos, lenços, toalhas de papel;
- Especiais: adesivos, decorativos e metalizados.
Cada um desses papéis possuem determinadas características específicas que fazem com que a utilização dos mesmos possa ser melhor aproveitada para fins variados. Saiba, a seguir, as especificidades de alguns tipos de papéis:
Couché
Trata-se de um tipo de papel extremamente liso com uma camada de revestimento adesivo. Devido seu bom custo benefício, é constantemente utilizado em gráficas, principalmente para fazer cartões de visita.
O papel couché é classificado em dois tipos, fosco e com brilho. Apesar de ambos serem uniformes e lisos, o papel couché com brilho possui uma camada de revestimento que reflete mais luz, aparentando, então, ser mais brilhante que o papel couche fosco.
O couché, seja ele fosco ou com brilho, é uma ótima opção para as pessoas que buscam impressão de alta qualidade. Além dos cartões de visita, também costuma ser utilizado em flyers catálogos, folders, cartazes, revistas, tags e etiquetas, capas de livro, entre outros.
Offset
O papel offset parece com o sulfite, com aspecto fosco e cor branca. No entanto, possui características diferentes, como a sua absorção de tinta quando passa por impressão, seja ela a laser ou jato de tinta, que é maior do que outros tipos de papéis. Existem, além do branco, outras opções de colorações do papel, mas a cor branca é a mais utilizada.
É um papel de muita versatilidade, podendo ser usado para flyers, cartazes, folhetos, e itens de papelaria interna como bloco de anotações, envelopes e papéis de carta. Quando utilizado em gramaturas mais altas, o offset pode ser facilmente confundido com cartolina. No caso de gramaturas mais baixas, é comum confundi-lo com o sulfite.
Papel jornal
Utilizado em jornais, folhetos, revistas e materiais promocionais, o papel jornal pode ter textura variável entre lisa, áspera e acetinada. É utilizado pela indústria gráfica que realiza grandes tiragens e apresenta alta qualidade de impressão.
Kraft
O papel kraft trata-se de um tipo de papel desenvolvido por meio de uma mistura de fibras de celulose longas e curtas advindas da polpa de madeiras consideradas, na área, macias. Devido à mistura, papel kraft trata-se de um dos tipos que possuem mais resistência e que, por isso, demonstra um bom desempenho para ser utilizado em máquinas.
Trata-se de um produto que possui pouca utilização de produtos químicos em sua fabricação, ou seja, seu processo produtivo é mais ecológico, com menos contaminação. Além de seu material, o rolo de papel kraft pode apresentar acabamentos diferenciados como aparência laminada (combinada com alumínio), coberto de parafina ou com resinas plásticas inseridas por métodos específicos.
Essas combinações e processamentos diferenciados permitem que este tipo de papel possa ter uso extremamente amplo, como em envelopes, sacolas, caixas, sacos, geralmente usados para embalar pastéis, pães, baguetes e outros tipos de alimentos de padarias e supermercados, e cartonagens variadas. Também costuma ser bastante utilizado em cartonagens, como em pequenas caixas para bijuterias e cosméticos, por exemplo. O papel kraft representa ainda, a matéria prima para que seja produzido o papelão de aspecto ondulado.
A principal característica do rolo de papel kraft é sua coloração parda. A cor se deve ao fato de que a celulose utilizada no processo para constituí-lo, na maioria das vezes não passa pelos processos de branqueamento.
É considerado um dos mais versáteis tipos de papel, pois o rolo de papel kraft pode ser utilizado desde empresas e indústrias até os clientes e consumidores finais. Com ele, é possível confeccionar itens variados como embrulhos, sacos, embalagens e caixas, um verdadeiro coringa na área de papéis.
Cartolina
Também conhecida como papel cartão, a cartolina possui uma grande variedade de opções de cores e tamanhos, embora a dimensão mais comercializada seja o tamanho A1, com 660mm por 480 a 500mm. Alguns tipos desse papel podem apresentar texturas e são facilmente encontradas em papelarias e outros estabelecimentos da área. Costuma ser bastante utilizada para pintura, painéis, trabalhos escolares e outras atividades do ramo escolar.
Papelão
O papelão é um tipo de papel fácil de reciclar. Além disso, possui pouco peso, sua produção tem custo baixo e é muito versátil. Pode ter aspecto liso ou enrugado e são fabricados com fibras de celulose. O tipo mais comum é o ondulado, composto por três camadas.
Pense em uma caixa de papelão: a parte externa protege e reveste, a parte do meio é conhecida como "enchimento" e é formada por papelão grosso e ondulado, e a camada interna que, assim como a externa, reveste a caixa.
Sua desvantagem está em sua baixa resistência à umidade, o que faz com que seu uso seja mais restrito. Além disso, seu uso deve ser pensado, pois se trata de um material que não suporta muito peso. Mesmo com essas características, as caixas de papelão são um dos materiais mais utilizados na logística de empacotamento e armazenamento de mercadorias. Geralmente, as caixas de papelão são reforçadas com fitas adesivas, colaborando para que não aconteçam imprevistos.
TIPOS DE PAPEL KRAFT
O rolo de papel kraft é um tipo de papel extremamente versátil e que, por isso, é dividido em alguns tipos. O acabamento no qual o papel possuir e a forma de fabricação do mesmo pode classificá-lo de forma diferenciada. O papel kraft pode ser natural, branco, colorido, de primeira qualidade e de segunda qualidade. Saiba alguns dos tipos existentes de rolo de papel kraft e suas utilidades:
Kraft natural para sacos: trata-se do papel cuja fabricação deriva de fibras longas. Por isso, é bastante resistente à rasgos e estouros. Essa resistência faz com que este tipo de kraft seja usado frequentemente em embalagens e sacos industriais de grandes dimensões e pesos.
Kraft extensível: também fabricado com fibras longas e resistente a rasgos, o papel kraft extensível costuma ser usado para desenvolver embalagens de sacos de papel.
Kraft natural ou em cores, para fins variados: assim como o rolo de kraft natural para sacos, este tipo possui resistência e é fabricado a partir de fibras longas. A diferença, no entanto, está na sua utilização: este tipo costuma ser usado para fabricar sacos de menor porte, sacolas e embalagens em geral.
Kraft branco ou colorido: este tipo de papel kraft é utilizado como parte externa de sacos multifolhados, como os de açúcar e farinha, sacolas, e, dependendo de sua gramatura, também pode ser utilizado nas embalagens de bombons e balas.
Kraft de 1ª: trata-se do papel de embalagem, parecido com o kraft natural ou colorido. Possui, no entanto, menos resistência do que o rolo de papel kraft natural e, por isso, sua utilização se dá para saquinhos que serão utilizados de forma mais simples e com menos peso em seu interior.
Papel semi kraft: também classificado em diversas categorias, o papel semi kraft é constituído da mistura de fibras de kraft com restos e retalhos de outras fibras recicladas, o que faz com que ele perca qualidade, mas ganhe outras características promovidas pela mistura. Este tipo de papel costuma ser mais usado nas indústrias de embalagens, para proteger produtos, por exemplo.
Kraft de 2ª: papel com especificidades parecidas com o rolo de papel kraft de 1ª. No entanto, apresenta ainda menos resistência. Por isso, costuma ser usado em embrulhos e embalagens mais simples.
GRAMATURA DO ROLO DE PAPEL KRAFT
Os papéis possuem uma característica denominado gramatura, que se trata da densidade dos materiais, ou seja, a espessura do papel. Para cada tipo de necessidade de uso existe uma gramatura que irá se encaixar melhor para o que você precisa. As folhas que utilizamos no dia a dia do escritório e em casa, por exemplo, costumam possuir entre 90g e 115g. As folhas de um jornal, por sua vez, costumam ter entre 35g e 55g.
O rolo de papel kraft também possui diferentes gramaturas. O kraft branqueado, geralmente usado para fabricar embalagens e sacos, costuma possuir em torno de 30g. O multi folheado, utilizado em indústrias para confeccionar sacos, precisa ter mais resistência e, por isso, possui cerca de 80g.
VANTAGENS DO ROLO DE PAPEL KRAFT
Além de ser um dos tipos de papéis mais versáteis, apresentar boa resistência a adversidades variadas, ter bom custo benefício e a possibilidade de escolha entre seus diversos tipos, optar por um rolo de papel kraft para desenvolver materiais e produtos também envolve outros tipos de vantagens, como:
- Personalizável;
- Reciclável;
- Biodegradável;
- Compostável.
É reciclável, pois pode ser coletado e reciclado por inúmeras vezes. É biodegradável pois, caso seja disperso no meio ambiente (o que não é aconselhável, apesar dessa característica), possui capacidade de ser absorvido pelos microorganismos existentes nas águas e solos, se degradando no período de aproximadamente 60 dias. E, por fim, compostável pois, se misturado em meio ao lixo orgânico, torna-se material orgânico e pode ser utilizado como adubo.
Além dessas vantagens existe, ainda, o fato de que grande parte das pessoas tem o costume de reutilizar sacolas e sacos feitos do material. Seja para transportar roupas ou outros tipos de produtos, é comum a reutilização de sacolas constituídos do rolo de papel kraft, o que colabora na diminuição de produção de lixo.
Utilidades
A utilização do rolo de papel kraft para diferentes fins é popular devido sua versatilidade e resistência. Nos estabelecimentos comerciais esse material também colabora potencializando estratégias de comunicação das marcas, pois pode receber impressões dos mais vários tipos devido sua capacidade de personalização.
Pense na seguinte situação: quando o cliente realiza uma compra em uma determinada loja, por exemplo, ele sai do estabelecimento com uma sacola derivada de um rolo de papel kraft com uma estampa da marca que consumiu à mostra. Ao andar pelos lugares com a sacola, outras pessoas virão a marca e, caso tenham interesse, poderão pesquisar sobre a mesma e informar-se sobre os produtos comercializados. Ponto para a sacola de kraft que, de forma simples e eficiente, promoveu a marca e o comerciante em questão.
O papel kraft pode ser utilizado para produzir embalagens de alimentos, acessórios, cosméticos, medicamentos e muitos outros tipos de produtos. Pode ser usado, ainda, nos ambientes corporativos, em envelopes para guardar ou enviar correspondências e documentos, por exemplo.
FITA GOMADA
Quando recebemos uma caixa, seja em casa, no escritório ou qualquer outro lugar, é comum que a mercadoria venha lacrada. Um tipo de fita utilizada para realizar esse fechamento é a fita engomada, cuja composição é advinda de um rolo de papel kraft. A cola dessa fita é acionada quando é umedecida, no momento em que é liberada do papel. Para aplicá-la, são necessários determinados equipamentos manuais ou semi automáticos e ela pode, ainda, ter um revestimento de poliéster, o qual promove ainda mais segurança para as caixas que ela fechará.
ONDE COMPRAR?
É possível encomendar e comprar papel kraft em papelarias e outros tipos de estabelecimentos que sejam do ramo. Além disso, existem diversas opções de fornecedores e produtores deste tipo de produto disponíveis para receberem encomendas agrupados no portal online do Soluções Industriais. Trata-se de uma forma eficiente e ágil para conseguir encontrar melhores cotações de preço e variedades deste tipo de material.