PAPEL KRAFT E SUAS VANTAGENS PARA COMÉRCIOS E INDÚSTRIAS
Os papéis tem ganhado uma função importante para as indústrias e comércios, pois tem sido um material, muito importante para diversas funções, não somente para a escrita, mas também são bem funcionais como embalagens, convites, álbuns, entre outras funcionalidades que podem oferecer.
É um material que oferece muitas funções e variados tipos de composições que podem ser usadas com diferentes objetivos. Tem se modernizado e adotado tendências, a fim de atender diferentes gostos e necessidades, é um item altamente produzido, devido ao alto consumo, pois é um material muito útil e usado para diversas finalidades.
QUAL A FUNÇÃO DO PAPEL E SUA ORIGEM?
É um material flexível e que pode ser utilizado para diversas finalidades, pois possui características amplas e seu uso vai ser determinante para o tipo de função que desempenha, alguns servem para escrita, sendo um material visualmente agradável, outros servem como embalagens precisando ser mais resistentes, podem ser usados como convite de casamento apresentando um modelo mais personalizado e delicado, esses aspectos vão variar de acordo com o objetivo de uso.
Sua extração é feita na maioria das vezes por meio da madeira ou da cana, é constituída por folhas e polpa de celulose, que origina-se de uma composição celular extraída das plantas. Possui características variadas, podendo ter espessura fina ou mais grossa, aspectos mais rústicos ou mais sensíveis. Toda a composição do material dependerá do tipo de papel, podendo haver inúmeros modelos com propriedades variadas e distintas.
A variedade desse material faz do papel um material muito utilizado, além de possuir baixo custo e ser um item fácil de ser encontrado além se der econômico e prático. Possuem mais modelos do que normalmente imaginamos, pois além dos tipos mais comuns existem muitos outros com características exclusivas.
TIPOS DE PAPÉIS
Esse material é bem amplo, pois possuem muitos tipos de papeis com características, propriedades e funções diversas. Para conhecermos melhor os modelos, veja abaixo os tipos mais comuns:
1- Vergê
Costuma ser utilizado para convites de casamento e é bem indicado para impressões como diplomas, certificados, cartões de visita, pois é um material mais encorpado que permite maior durabilidade e resistência, não sendo facilmente rasgado. É um material mais encorpado que o sulfite e menos grosso que a cartolina, possui um meio termo entre esse dois materiais.
2- Fine art
É um material com duração estendida, pode durar anos sem perder a qualidade e composição, geralmente é usado para receber técnicas de impressão de fotografias, pois tem como função oferecer mais qualidade para a imagem impressa. São utilizados em álbuns de casamento e outros eventos.
3- Linho
É um modelo mais sofisticado e sua impressão e recebe esse nome, pois sua textura imita características do tecido de linho. É muito utilizado em artesanatos, cartazes, embalagens, cartões. Possui resistência impactos e altas temperaturas.
4- Aspen
Possui aspecto metalizado e seu uso é mais comum para convites para eventos de luxo, como casamentos, festas de 15 anos, entre outros eventos. Uma vantagem é que a cor do material pode ser alterada devido a luminosidade.
5- Vegetal
Toda a composição desse material é feita com polpa de celulose, sem que passe por outros processos químicos para que chegue ao estágio de uso. É um papel transparente com espessura fina, porém é resistente e pode ser manuseado sem que rasgue facilmente.
6- Design white
Sua composição possui quantidades de algodão o que deixa esse material com aspecto mais fino e macio, o que visualmente se caracteriza com um material mais luxuoso, podendo ser utilizado em convites.
7- Fotográfico
São caracterizados devido possuir maior quantidade de polietileno em sua composição. São aptos a receber impressos com fins fotográficos, sendo mais resistentes, podendo ter aspecto luminoso ou fosco.
8- Papel duplex
Possui uma base mais lisa e uma camada que recebe texturas, cores, estampas e relevos a fim de diferenciar. São muito utilizados em formato de caixas decorativas, cartões, sacolas entre outros.
9- Offset
Possui um aspecto fosco e na cor branca, consegue absorver mais tinta que os outro papéis durante o processo de impressão além de ser bem econômico. Seu uso é mais comuns em livros, agendas, cartazes, pois seu material é próprio para textos.
10- Reciclato
É muito resistente e sua composição é feita através das sobras do papel sulfite e offset. Possui um aspecto mais rústico na cor marrom e uma textura mais áspera, seu uso é mais comum em agendas, cartões, cartazes e são muito utilizados por empresas que possuem conceitos sustentáveis.
11- Couché
Possui um aspecto liso e uniforme recebendo uma camada adesiva, eu uso é muito comum em cartões de visitas, as empresas investem bastante nesse material para divulgação, pois apresentam aspectos agradáveis e baixo custo, podendo variar seu efeito, sendo brilhoso ou fosco. É bem utilizado em folders, flyers, folhetos, entre outros.
12- Kraft
O processo de produção desse material permite que mantenha a cor original com aspecto amadeirado. É muito resistente e costuma ser utilizado para embalagens, sacolas e caixas. O papel kraft tem sido muito utilizado em comércios de diferentes segmentos servindo para embalagem de roupas e alimentos.
Existem muitos outros tipos de papéis como o jornal, transfer, diamond, sulfite, entre outros que podem ser usados no dia a dia e também é possível promover a marca com a divulgação e comunicação através da personalização de cada tipo. O modelo de papel kraft vai variar de acordo com sua forma de uso e as características desse material serão fundamentais para definir a qual segmento pertence.
QUAIS AS FORMAS DE USO DOS PAPÉIS ?
É um material muito versátil que pode ser usado não somente para os materiais escolares, como os cadernos, blocos e agendas, mas pode ter diversas outras finalidades de uso. Veja abaixo algumas funções que desempenha:
- Convite para festas e eventos;
- Embalagens de produtos;
- Sacolas;
- Caixas organizadoras e decorativas;
- Álbuns de fotos;
- Cadernos, agendas e livros;
- Formas de divulgação como folders e flyers;
- Envelopes.
São diversas formas de uso desse material tão versátil, a resistência, aparência, técnicas aplicadas e tipo e material vão contar muito para definir qual sua função, pois para cada tipo de uso desse material possui características únicas e específicas, a fim de deixá-lo ainda mais eficiente para a função destinada.
O papel Kraft também é um modelo muito versátil e pode ser usado para diversos objetivos, mas tem sido muito aderido no meio comercial como sacolas e embalagens personalizadas em sua versão original.
COMO O PAPEL KRAFT É FABRICADO?
Tem origem da mistura de diversas fibras que são extraídas de elementos celulares que são encontrados e produzidos no tronco das árvores. Essas substâncias fazem com que o papel kraft seja mais resistente e flexível.
O processo de branqueamento que é feito nos demais papéis a fim de mudar a coloração do material não costuma ser aplicado para o papel kraft, por isso, muitas vezes é utilizado em sua cor original que costuma ser um tom de marrom com aspecto amadeirado.
Após ser extraído, o papel kraft passa por diversos outros processo industriais até que sejam fornecidos para uso em sua versão conhecida. Esses procedimentos tem como objetivo definir algumas características físicas do produto como a cor, espessura, tamanho, resistência, flexibilidade e outros aspetos relevantes para uso.
É um material que tem sido muito investido e por isso sua fabricação tem aumentado cada vez mais. As fábricas têm aumentado a linha de produção desse material, devido a grande demanda. Além disso, também existem algumas normas serem seguidas para o processo de fabricação, por isso, é interessante que os fabricantes façam um levantamento de quais exigências são pertinentes a sua região para que a produção do papel kraft seja feita regularmente.
QUAIS OS TIPOS DE PAPEL KRAFT?
Assim como os outros papéis, o papel kraft também possui variações e alguns modelos especificos. Podem ser encontrados na versão original com aspecto amadeirado e tom de marrom e também pode passar pelos procedimentos industriais que alteram suas características físicas alterando alguns aspectos. Devido a isso, é possível encontrar o papel kraft em diferentes cores, resistências, espessuras, tamanhos. Essas especificações variam de acordo com a quantidade e tipos de fibras utilizadas em sua fabricação.
Existe o que chamamos de papel kraft extensível que possui maior quantidade de fibra celulose e com isso promove maior resistência, podendo ser utilizado como embalagens em forma de saco.
Outro formato é o semi papel kraft devido suas propriedades originais serem misturadas com fibras químicas, porém esse procedimento faz com que o material não tenha tanta resistência e qualidade.
O QUE REPRESENTA A GRAMATURA DO PAPEL?
Significa a densidade do papel kraft, ou seja, a espessura de determinado papel, a espessura também tem relação com a resistência do material, pois quanto mais espesso mais resistente a impactos e com menor chances de rasgar e danificar. As gramaturas variam de acordo com a finalidade de uso, por exemplo, as embalagens costumam apresentar densidade igual a 30g, para materiais mais resistentes são encontrados em torno de 80g. Essas variações ocorrem de acordo com o uso destinado.
O PAPEL KRAFT É SUSTENTÁVEL?
Pode ser considerado um material sustentável, pois é de fácil degradação além de passar por menos processos químicos, podem também ser reciclados e usados para outros fins. Devido a essas características, o papel kraft tem sido muito utilizados pelas empresas com o objetivo de oferecer produtos e soluções mais benéfica ao meio ambiente, pois além de favorecer ambientalmente também é relevante para a marca ser bem vista no mercado devido às práticas ecológicas.
PAPEL KRAFT E O USO EM COMÉRCIOS
Esse material tem isso muito comum nos comércios, pois trata-se de um material versátil e resistente, devido às novas tecnologias esse material consegue receber impressões diferenciadas, cores e texturas que podem potencializar a comunicação da marca.
Essas novas tendências são uma ferramenta muito importante para que o material tenha uma aparencia agradavel e além disso possa servir com qualidade a atividade destinada.
Os comércios tem investido no papel kraft, pois é um material de baixo custo, sustentável, eficiente, resistente e que pode servir como um atrativo visual quando é acompanhado de uma comunicação eficiente.
O papel kraft pode ser usado para embalar alimentos, medicamentos, acessórios, cosméticos, entre outros produtos que podem ser embalados. São usados também em empresas e escritórios para embalar correspondências e outros tipos de itens.
A personalização é uma tendência que tem sido muito utilizada pelos empreendedores a fim de divulgar ainda mais sua marca, por isso, buscam divulgar elementos que remetem a sua empresa e investem cada vez mais em itens personalizados com características únicas de sua organização.
VANTAGENS DO PAPEL KRAFT
É um material resistente, versátil e que possui conceito sustentável, sendo possível atender diferentes públicos, especialmente aos que consideram relevantes essas formas de consumo mais consciente. É muito vantajoso para os comerciantes, pois é um material de baixo custo, o que diminui os gastos no momento da compra. São também menos prejudiciais devido a fácil e rápida degradação e podem ser reutilizados após seu uso principal.
Também é um material que pode ser personalizado, pois os procedimentos de impressão são facilmente aplicados no material, além de outras características e efeitos que pode ser aderido. Outra facilidade é que seu fornecimento é feito em todas as regiões, sendo um material muito fácil de ser localizado.
ONDE ENCONTRAR?
É possível encontrar o papel kraft em muitas papelarias distribuídas nas regiões, também é possível encontrar em grandes fornecedores que estão centralizados no portal do Soluções Industriais que oferece cotação de forma mais rápida e segura. A internet é um meio eficaz para a procura do papel kraft e oferece inúmeras possibilidades de compra com variedades de materiais e preços.
As fábricas produzem o papel kraft em grande quantidade e geralmente fornecem para grandes empresas no formato de bobina com grande quantidade do material. A produção desse produto tem aumentado cada vez mais devido a grande procura, pois é um material muito versátil e útil, especialmente para os comércios que buscam se posicionar no mercado apostando no papel kraft como uma solução de comunicação para atingir o público em potencial.