O papel kraft é um dos tipos de papel mais versáteis, pois seu uso é muito difundido tanto no comércio quanto na indústria. As características físicas do papel kraft permitem várias formas de aplicação, sendo até mesmo usado como matéria-prima de outros produtos, dependendo da sua forma de produção. Dada sua versatilidade e grande demanda, torna-se interessante para o segmento industrial de papel e celulose a criação de uma indústria de papel kraft.
A INDÚSTRIA DE PAPEL KRAFT NA EXPANSÃO DO USO DO PAPEL NO MERCADO
A indústria de papel kraft fornece ao mercado um produto altamente versátil, fabricado a partir de uma mistura de fibras de celulose provenientes de madeiras macias, conferindo ao papel tanto resistência mecânica e à rasgos quanto maciez e flexibilidade.
A celulose, neste tipo de papel, não passa por processos de branqueamento, por isso o papel kraft possui uma tonalidade parda característica. Contudo, a indústria de papel kraft pode tingi-lo e adaptá-lo para as mais diversas aplicações, obtendo as variantes em tonalidades amarela, laranja, azul, entre outras, tudo dependendo do uso final do papel.
A indústria de papel kraft trabalha com variações deste tipo de papel, que são: natural, extensível, branco, colorido, e de primeira ou segunda qualidade. Estas classificações dependem do tipo de fibras de celulose utilizadas na fabricação do papel, do nível de resistência e o acabamento fornecido pela indústria de papel kraft, e é a partir delas que se define o uso do papel kraft. Por exemplo, o kraft natural, por ser muito resistente, é utilizado na indústria para confecção de embalagens para produtos de grande porte, já o kraft extensível possui sua principal utilização na confecção de sacos de papel.
A indústria de papel kraft também define a gramatura do papel, possuindo uma função importante, pois é ela quem define a espessura e, consequentemente, a resistência do material final ao rasgo. A gramatura dos tipos de papel kraft varia de acordo com a utilização e pode ir desde 30g/m² a valores superiores a 120g/m².
O papel kraft pode também ser usado como papel para separar enfesto, impressão em plotters, fabricação de sacos de pães e embalagens de produtos, sacos industriais, envelopes e muitos outros itens. Logo, vê-se a importância da indústria de papel kraft no fornecimento de um material extremamente versátil no comércio e na indústria.
Solicite agora mesmo uma cotação! É gratuito!